Núcleos Amazônicos do PROFHISTÓRIA realizaram o primeiro evento nacional de impacto para o público docente

Entre os meses de julho e outubro de 2021, seis núcleos amazônicos do PROFHISTÓRIA – sediados na UFT, UFPA, UNIFAP, UNIFESSPA, UFRR e UFAC - planejaram e realizaram o I Simpósio Amazônico do ProfHistória: desafios e possibilidades da formação docente e do ensino de história, primeiro grande evento nacional de impacto para o público docente. Com mais de 300 inscritos, o evento reuniu lideranças de movimentos sociais, editores/editoras de revistas de História, coordenadores e coordenadoras de programas de pós-graduação, docentes e egressos/egressas do Mestrado Profissional, com o objetivo de debater temas contemporâneos, pesquisas e publicações e fortalecer parcerias administrativas e acadêmicas, voltadas para a difusão da pesquisa na área do Ensino de História na Amazônia. Todos os conteúdos estão disponíveis no canal PROFHISTÓRIA-UFPA no Youtube.

 

Mesa de Abertura: Outras Vozes Amazônicas no Ensino de História..

https://www.youtube.com/watch?v=XK-JOuq-RSw&t=20s

 

Mesa Redonda 2: Proposição e Produto Didático no ProfHistória.

https://www.youtube.com/watch?v=OGKPU_1y4zU&t=842s 

 

Mesa Redonda 3: A Profissionalização do Historiador/Historiadora e o Ensino de História.

https://www.youtube.com/watch?v=FaQt-w4jAo0 

 

Mesa Redonda 4: Os Desafios da Resolução No 2/2017 e da BNCC para o Ensino Amazônico de História.

https://www.youtube.com/watch?v=_UxWXbgza40&t=177s 

 

Mesa Redonda 5: Perspectivas da Abordagem Decolonial para o Ensino Amazônico de História.

https://www.youtube.com/watch?v=nUwsmWdmpfw 

 

Mesa de Encerramento: Outras Vozes Amazônicas no Ensino de História.

https://www.youtube.com/watch?v=cdNibBt2j5g

 

 

Professores egressos do PROFHISTORIA/UFPA fundam editora com catálogo que valoriza o Ensino de História na Amazônia

Dois professores egressos da turma de 2016, Ernesto Padovani Netto e Helison Geraldo Ferreira Cavalcante, fundaram, em março de 2020, a Editora Cabana, fruto de suas experiências editoriais a partir de suas pesquisas no âmbito do PPGEH/PROFHISTORIA. Ernesto Padovani Netto teve sua dissertação publicada pelo Programa, com o título “Ensino para diferentes sujeitos: as aulas de história e a inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino”, e Helison Geraldo Cavalcante produziu independentemente os livros “Nossa história das mulheres” e “Nossa história da família”. Observando a grande dificuldade para conseguir a edição de livros na região amazônica, especialmente em Belém do Pará, sobretudo devido aos altos preços cobrados pelas editoras locais, os dois professores passaram a se interessar pelo universo da produção de livros: mercado, impressão, diagramação e artes gráficas foram temas importantes pesquisados. A Editora Cabana já publicou 28 e-books da área de História e do Ensino de História, sendo 23 obras oriundas do XII Encontro Estadual de História da ANPUH-PA. Até o momento há publicações no campo da História, da Poesia e uma reedição de obras raras da Literatura amazônica. Os e-books ficam hospedados no sítio da Editora na internet e estão liberados para download gratuito, garantindo assim, o acesso de leitores aos textos, sem a necessidade de um investimento financeiro, o que tem gerado grande impacto social entre autores e leitores de dentro e de fora do Pará.

Link da Editora: https://editoracabana.com/

 

 

 

Professora egressa do PROFHISTORIA/UFPA conquista 2º lugar no Prêmio Déa Fenelon de Ensino de História da ANPUH

A professora Antônia Brioso, egressa do PROFHISTORIA/UFPA, conquistou a segunda colocação na primeira edição do Prêmio de Ensino de História Déa Fenelon, promovido pela Associação Nacional de História – ANPUH, com importantes ações de seu projeto “Cartografia da Cultura Afro-Brasileira e Indígena da EAUFPA: a interface  do ensino de história  e a educação para as relações étnico-raciais”. O projeto “Cartografia” objetiva proporcionar aos estudantes da Escola de Aplicação da UFPA uma educação étnico-racial a partir da disciplina História e das demais disciplinas que participam do Projeto, a fim de incentivar e reafirmar a identidade negra dos estudantes afrodescendentes, bem como afirmar, positivamente, a cultura afro-brasileira dos alunos/as brancos/as no seu jeito de ser, viver e se relacionar na sociedade, marcadamente, diversa. O projeto, que já tem uma década de existência, tem atingido um público variado com a sua proposta de formação histórica e social antirracista: docentes da educação básica e do ensino superior, acadêmicos em geral, comunidades tradicionais, entre outros grupos. Formando grupos de estudos, os estudantes desenvolvem a iniciação científica em perspectiva inclusiva e interdisciplinar, sob a orientação de 13 professores e professoras da Escola de Aplicação. O Projeto “Cartografia” também foi tema da dissertação de mestrado defendida por Antônia Brioso em 2018, que também recebeu o Prêmio de Melhor Dissertação 2019 do PPGEH/PROFHISTORIA, além de ter recebido Menção Honrosa na primeira edição do Prêmio Nacional ProfHistoria de Melhor Dissertação 2019. A premiada dissertação de mestrado está disponível em e-book no link https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598347.

 

 

 

Atividades com estudantes de escolas públicas

O Programa, por meio do projeto “Escola Pública, Memória e Cidadania”, busca a inserção de estudantes do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Pará no contexto de escolas públicas da rede estadual de ensino de Belém, desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas na área de história, sob a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. O projeto estabelece como diretriz a consecução de quatro eixos temáticos que se complementam: o livro didático de história; a história da Amazônia na sala se aula; propostas e temáticas do ENEM e; Lugar e Tempo de Memória: as comemorações na escola da educação básica no Pará. Tendo como principal foco o exercício da docência em História, busca-se associar o aprendizado e reflexões acerca da prática docente com o ensino e a pesquisa em história.