Egressa do PROFHISTÓRIA/UFPA discute as representações das mulheres negras no Ensino de História em importante site de organização civil de mulheres negras.

A Profa. Me. Ieda Palheta Moraes, egressa do PPGEH/PROFHISTÓRIA, realizou uma importante divulgação cientifica de sua dissertação de mestrado intitulada “Gênero e ensino de história: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção da cidadania”, no programa “Nossas Histórias” do reconhecido Portal Geledés. A autora parte de sua pesquisa sobre um estudo de caso que ajuda a compreender as relações de gênero no cotidiano escolar de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraense, município de Ananindeua (PA). Um dos resultados da pesquisa foi a produção de um minicurso itinerante com o objetivo de discutir a temática de gênero no ensino de História, de maneira que os/as docentes pudessem perceber que a educação para a cidadania está presente em todos os aspectos do ensino de História, não se restringindo apenas a um objeto do conhecimento específico. A formação histórica construída pela autora junto com os/as docentes da referida escola perpassa por todas as discussões referentes à construção de identidades, de lutas para obtenção de direitos e, principalmente, nas expressões de gênero. Fundada em 30 de abril de 1988, Geledés é uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigente na sociedade brasileira.

Para conferir o texto da discussão, acesse:

https://www.geledes.org.br/representacao-e-empoderamento-de-mulheres-negras-no-ensino-de-historia/

Para assistir a vídeo-discussão, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=OIY3QVAG6Ek&t=8s4


 

Egressa do PROFHISTÓRIA/UFPA divulga a sua pesquisa em importante site de organização civil de mulheres negras

A egressa Caroline Barroso Miranda está a divulgar os resultados de sua pesquisa de mestrado profissional desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História no programa “Nossas Histórias” do site Geledés, ligado à organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros, por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigente na sociedade brasileira. Autora de premiado livro, Miranda “analisa a representação das mulheres negras nos livros didáticos de história do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) entre 2001 e 2017 analiso a representação das mulheres negras nos livros didáticos de história do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) entre 2001 e 2017”. Além do texto disponível no site, também está disponível uma apresentação em formato de vídeo no canal Cultne do YouTube. Seguem abaixo os links:

https://www.geledes.org.br/raca-genero-e-classe-o-que-o-livro-didatico-nao-conta-das- nossas-historias/

https://www.youtube.com/watch?v=s8nXDctjzEw&t=5s