Mestrado
1. Disciplinas obrigatórias
História do Ensino de História (4 créditos, 60 horas)
Ementa: A emergência da história como campo disciplinar no século XIX. Os debates acerca do lugar do ensino da história. As diferentes concepções sobre o ensino, a aprendizagem e os conhecimentos históricos necessários para a história escolar. A trajetória do ensino de história na educação básica. A criação dos cursos universitários de história e a profissionalização dos professores. A produção historiográfica e a articulação entre o saber acadêmico e o saber escolar. Demandas sociais e ensino de história.
Teoria da História (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Usos sociais da ciência. As relações entre o conhecimento histórico e saber histórico escolar. Teoria da História, ensino e vida prática. A construção de uma didática da História e suas relações com a Teoria da História. Consciência histórica, experiência e ensino da História. Os fundamentos do ensino da História e seu estatuto epistemológico. Verdade, objetividade e subjetividade no processo de construção da operação historiográfica. História, narrativa e ficção: narrativismo e conhecimento histórico. História e Ciências Sociais: um longo debate. História, memória e historicidade. Presentismo, Lugares de memória e esquecimento.
2. Disciplina eletiva de livre escolha
Ensino de História e Gênero (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Livre escolha do professor, considerando o diálogo que pode ser estabelecido com a proposta do mestrado.
História Local: usos e potencialidades pedagógicas (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Livre escolha do professor, considerando o diálogo que pode ser estabelecido com a proposta do mestrado.
3. Disciplinas optativas de escolha condicionada
Currículo de História: memória e produção de identidade/diferença (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Diferentes concepções de currículo e suas implicações para a reflexão sobre o ensino de história. Relação entre currículo e memória como territórios contestados. Diferenciação entre memória e história. Historiografia escolar, história ensinada e o debate político contemporâneo que envolve a questão identitária. Articulações entre os diferentes processos de identificação (nacional, sociocultural) no conhecimento histórico didatizado. Currículo de história e a questão da alteridade no tempo e no espaço.
Didática da História: trajetória, desafios e perspectivas (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Didática da história como campo de pesquisa e disciplina acadêmica. Trajetória de construção da Didática de História. Diferentes concepções de didática e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem de história. Planejamento e Avaliação em História. A sala de aula de História. Recursos didáticos como suportes do conhecimento histórico recontextualizado em objeto de ensino. Papéis e usos do livro didático em sala de aula. Escola como espaço de formação do professor de história.
Ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Histórico das medidas legais (leis e pareceres) que instituíram a obrigatoriedade da inclusão desses conteúdos nos currículos das escolas brasileiras. As reflexões sobre a definição de parâmetros para o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira e suas consequências na formação de professores de História, bem como a análise de experiências de implementação dos referidos conteúdos nos currículos escolares, considerando os temas e abordagens privilegiados por professores de História nas escolas e a produção de materiais didáticos. História da África como disciplina acadêmica: discussão sobre temas e debates presentes no ensino universitário. A produção de saberes a partir de sujeitos externos ao ambiente universitário: projetos, programas e a atuação de movimentos sociais e comunidades negras na construção do conhecimento nesse campo.
Ensino de História e a Questão das Temporalidades (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Tempo histórico como elemento estruturante da produção do conhecimento histórico. Conceito de tempo histórico em diferentes matrizes teóricas. O tempo histórico: duração, ritmo, sucessão, simultaneidade, permanências e continuidades. Ensino de história e regimes de historicidade. Desafios pedagógicos na recontextualização didática do tempo histórico. Conceitos como: narrativa histórica, identidade narrativa e consciência histórica. Tempo histórico e história ensinada: propostas curriculares, livros didáticos, narrativas de professores e alunos em sala de aula.
Educação Patrimonial e Ensino de História (4 créditos, 60 horas)
Ementa: O ensino de História e o campo do Patrimônio Cultural material e imaterial. Exploração das conexões das instituições de memória com os campos da cultura, do mercado, da ciência e da educação. A partir de estudos de caso e de levantamentos gerais sobre a situação dos museus brasileiros, são examinadas as novas concepções de ensino de História nos museus trazidas pela discussão contemporânea sobre patrimônio, memória, identidade cultural e educação.
História e História Pública (4 créditos, 60 horas)
Ementa: A disciplina debaterá as relações de uma história pública com a História do tempo presente e com usos do passado. A relação, os diálogos e as trocas entre os historiadores do tempo presente quando fazem das memórias suas fontes e objetos, assim como, os variados suportes midiáticos para expor os conhecimentos históricos nas sociedades contemporâneas e suas relações com o ensino de História, são os eixos centrais da disciplina.
Metodologia no Ensino de História: o Pesquisador-Professor e o Professor-Pesquisador (4 créditos, 60 horas)
Ementa: O método de pesquisar História e o método de ensinar História. A pesquisa histórica no ensino de História. A importância do professor-pesquisador. A importância dos alunos-pesquisadores. A utilização de oficinas em sala de aula. A pesquisa e a internet. Elaboração de projetos específicos.
Narrativa, Imagem e a Construção do Fato Histórico (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Delimitação do campo de sentido de fato histórico: fato como narração, fato como condensação do tempo histórico. Conceituação de narrativa visual e os seus suportes. Mídia e a factualização da história, recursos para uma crítica e metodologias de análise. Estratégias de apresentação do fato histórico por meio de narrativas visuais.
Produção de Material Didático e o Universo Virtual (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Estudo de suportes tecnológicos aplicados ao ensino de História, tais como ambientes virtuais de aprendizagem, editores de texto colaborativo, aplicativos, jogos, entre outros. Construção de ambientes virtuais para realização de atividades de pesquisa e ensino de História na educação básica.
4. Seminários e Dissertação
Dissertação (45 horas).
Ementa: Orientação, leitura e escrita da dissertação de mestrado.
Seminário de Pesquisa (3 créditos, 45 horas).
Ementa: Disciplina de discussão e desenvolvimento das pesquisas pelo conjunto dos alunos, com vistas ao desenvolvimento do projeto de trabalho final.
Seminário Tutorial (3 créditos, 45 horas).
Ementa: Acompanhamento do trabalho do aluno pelo professor-orientador com vistas à preparação do trabalho final e da sua defesa.