“Ensino de História na Escola Básica: sujeitos, práticas e narrativas” (Editora Cabana: Ananindeua, 2023, 345p.) é a primeira coletânea de artigos científicos oriunda de resultados de projetos de pesquisa de docentes e egressos(as) do PPGEH/PROFHISTÓRIA. Organizada pelo Prof. Dr. Cleodir da Conceição Moraes, o livro é divido em 3 partes - Ensino de História, Diferentes Sujeitos e Narrativas; Memórias, Arquivos e Novas Tecnologias; Currículo, Gênero e Questões Étnico-Raciais –, que procuram contemplar as produções das linhas de pesquisa do Programa. No geral, a obra parte do pressuposto de que a sala de aula é um espaço complexo de pesquisa e de reflexão acadêmica, sobretudo quando relacionada à construção/apropriação do conhecimento histórico escolar pela legislação educacional, por alunos(as), professores(as) e demais sujeitos sociais presentes na escola. Na mesma linha, os artigos enveredam diacronicamente para a ideia de que o campo do Ensino de História está longe de ser um território do instrumentalismo pragmático e imediatista da Educação, sendo um espaço sério de reflexão científica, com uma ampla rede intelectual de diálogo teórico-conceitual, com destaque para a área de História. “Ensino de História na Escola Básica” pode ser situado no “espaço de fronteira” intelecto-profissional da Educação-Ensino de História-História, cujas perspectivas de estudo envolve interesses de docentes do ensino superior, docentes da Educação Básica, pesquisadores(as) da área da Educação, gestores(as) escolares e o grande público que, de alguma forma, se relaciona com o espaço escolar.
Boa Leitura!
Localizador de acesso: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742638