2021

 Alex Costa de Oliveira

“Carnavescola: produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba-enredo – uma proposição ao ensino de história.”

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642929

 

Allyson Fabrício Freitas de Souza “História em jogo: do joystick à sala de aula.”

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644157 

 

Ana Maria da Silva Conceição

“Museu Parque Seringal: proposta no ensino de história e natureza.”

EDUCAPES https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725423

 

Ana Vieira de Oliveira

“Este rio é mais que minha rua: a história contada através do Rio Paracauari, uma experiência de ensino de história em Salvaterra/PA.”

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700623 

 

Antonio Jefferson Paiva Oliveira

“A escola e a terra: ensino de história e educação em situação de conflitos nas séries iniciais da Escola José Valmeristo, Assentamento Quintino Lira/Santa Luzia do Pará.”

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644305

 

Camila Frota da Costa

“As mulheres existem: teoria feminista, estudos de gênero e história das mulheres na formação de professores de história.”

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699590

 

Daniele Barreto da Costa

“Nos rastros da Maria Fumaça: o ensino de história a partir das fotografias familiares.”

EUCAPES:https:/educapes.capes.gov.br/handle/capes/698976"

 

Fernando José Rodrigues Lobato

“Fotografia colorida em 5x7: aspectos sociais e identitários, formação cidadã e elementos da consciência histórica dos discentes ingressantes no ensino médio do IFPA Campus de Bragança.”

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647880

 

Ieda Palheta Moraes

“Gênero e ensino de história: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção da cidadania.”

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700456

 

José Sebastião Vilhena

Alfabetização histórica: método de ensino em história na Escola Professor Remígio Fernandez, Mosqueiro/PA.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602455

 

Marco Antônio Coelho Soares

“Aqui vive a memória: educação patrimonial a partir de um roteiro virtual pelo Cemitério Santa Izabel no distrito de Icoaraci (Belém/PA).”

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725810

 

Maria Fabíola da Silva

“Cantando a História: produção de paródias no ensino de História.”

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645239

 

Marilin Genezareth de Oliveira Farias

“Ensino de história e direitos humanos: a história de gênero na perspectiva interseccional e a luta da mulher negra por direitos.”

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646896

 

Marúcio José Bezerra Mendonça

“Amazônia usurpada e o direito ao passado regional: um estudo sobre história regional no currículo da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (1989-2020).” 

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699578

 

Manoel de Jesus Manito de Souza 

“O ensino de história em sons e imagens: patrimônio histórico-cultural, memórias e olhares do presente na produção de um documentário sobre a base aérea de Igarapé-Açu.”

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699995 

 

Mônica Malcher Palheta 

“Ensino de história e história local: memórias e historicidades de Anajás na Escola Professora Prudência Borges de Menezes, Anajás-PA.”  

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699837 

 

Renata Souza Barros

“A aprendizagem histórica na transição dos anos iniciais para os anos finais: a experiência do uso de fontes materiais como metodologia de ensino para o 6º ano da EMEF Dr. Benedito Maia.”

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726057

 

Rogério Araújo de Almeida

“Expressões populares e podcasts: uma proposta para o ensino de história na Educação Básica (Santo Antônio do Tauá/Pa, 2019/2021).”

 EDUCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703076

 

Vivian Jaqueline Viana do Amor Divino

A escrita das imagens: interpretações, possibilidades de compreensão e consciência histórica.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602482

 

Wilson Junior Bastos da Silva

“Aprendendo história com os ‘guardiões da memória’: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racial.”

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699392