Acaba de sair do forno mais uma importante publicação com a participação de docentes de vários núcleos da rede de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). "BNCC de História nos Estados: o futuro do presente", acaba de sair do forno para trazer ao público docente de História e profissionais da Educação em geral um conjunto de importantes reflexões críticas sobre a implantação da BNCC nas redes de ensino de diversos Estados do país, que apontam para o maior controle estatal sobre o currículo prescrito/real/efetivo de História, para um processo de ensino mais tecnicista e descontextualizado, para uma formação intelectual pouco reflexiva com a redução da carga horária das Ciências Humanas, o "novo"; Ensino Médio, dentre outras importantes questões que precisamos enfrentar no cotidiano das escolas da Educação Básica.

O livro é produto do "Ciclo de Debates BNCC de História", cujas discussões estão disponíveis em: https://www.youtube.com/channel/UCDv9FDb9BWFxUGwRjjm3P7g

A obra é também um Recurso Educacional Aberto (REA) e está disponível para downloads gratuito no link: https://www.editorafi.org/292bncc

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de História/Mestrado Profissional em Ensino de História – PPGEH/PROFHISTÓRIA torna pública a abertura de inscrições para solicitação de Auxílio Discente, destinado à revisão da versão final da dissertação de mestrado e/ou para a confecção/aplicação de produtos didático-pedagógicos, no âmbito da formação profissional construída no Programa.

O núcleo do ProfHistória da UNIFESP acaba de lançar duas publicações muito importantes sobre o campo do Ensino de História, com artigos de docentes, mestres e mestrandos, que abordam temas de grande aderência para aquele Programa, como pan-africanismo, Educação de Jovens e Adultos, Movimentos Estudantis, Hip Hop, Graphic Novels/HQs, coletivos negros, intelectuais afro-periféricos, histórias e memórias em disputa, história da memória, cinema, literatura periférica, patrimônio, história e cultura indígena, quilombo e decolonialidade. Os dois volumes estão disponíveis para download gratuito no Portal EduCapes, nos links abaixo:

Ensino de História, Memórias e Linguagens: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602664

Ensino de História: currículos em disputahttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602661