Nos dias 11 e 12 de agosto será dado início ao 2º semestre letivo do PPGEH/PROFHISTÓRIA com a tradicional realização do VI Simpósio de Linhas de Pesquisa, no qual egressos e egressas contribuirão para a formação profissional dos professores-estudantes com a exposição de suas dissertações de mestrado, defendidas no Programa. Serão 3 (três) mesas redondas, correspondentes às 3 (três) linhas de pesquisa: Linha 1: Saberes Históricos no Espaço Escolar, Linha 2: Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória e Linha 3: Linguagens e Narrativas Históricas: produção e difusão. Como todas as exposições de trabalho são ambientadas no Ensino de História e na Educação Básica, a Coordenação do Programa organizou o evento com portões abertos para discentes de Licenciatura em História, docentes e gestores da Educação Básica e interessados(as) em geral da área das Humanidades. O evento ocorrerá nas dependências da UFPA/Campus Universitário de Ananindeua.

Sejam muito bem vindos e bem vindas!

No último dia 10 de julho de 2023 saiu o tão aguardado resultado para a Rede Nacional PROFHISTÓRIA. O Comitê Técnico e Científico da CAPES aprovou a proposta da rede PROFHISTÓRIA de Doutorado Profissional em Ensino de História, que terá como um dos seus núcleos de formação o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFPA/Campus Universitário de Ananindeua. O Programa de Doutorado Profissional em rede possui um currículo bastante inovador, com dois núcleos de formação, tendo disciplinas ofertadas pelo PPGEH/UFPA e pela Rede Nacional PROFHISTÓRIA. Neste momento, toda a rede está se movimentando para o processo de implantação do novo Programa de Doutorado nas Instituições Associadas. Em breve informaremos sobre o Edital do Processo Seletivo.

A Profa. Me. Ieda Palheta Moraes, egressa do PPGEH/PROFHISTÓRIA, realizou uma importante divulgação cientifica de sua dissertação de mestrado intitulada “Gênero e ensino de história: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção da cidadania”, no programa “Nossas Histórias” do reconhecido Portal Geledés. A autora parte de sua pesquisa sobre um estudo de caso que ajuda a compreender as relações de gênero no cotidiano escolar de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraense, município de Ananindeua (PA). Um dos resultados da pesquisa foi a produção de um minicurso itinerante com o objetivo de discutir a temática de gênero no ensino de História, de maneira que os/as docentes pudessem perceber que