“Ensino de História na Escola Básica: sujeitos, práticas e narrativas” (Editora Cabana: Ananindeua, 2023, 345p.) é a primeira coletânea de artigos científicos oriunda de resultados de projetos de pesquisa de docentes e egressos(as) do PPGEH/PROFHISTÓRIA. Organizada pelo Prof. Dr. Cleodir da Conceição Moraes, o livro é divido em 3 partes - Ensino de História, Diferentes Sujeitos e Narrativas; Memórias, Arquivos e Novas Tecnologias; Currículo, Gênero e Questões Étnico-Raciais –, que procuram contemplar as produções das linhas de pesquisa do Programa. No geral, a obra parte do pressuposto de que a sala de aula é um espaço complexo de pesquisa e de reflexão acadêmica, sobretudo quando relacionada à construção/apropriação do conhecimento histórico escolar pela legislação educacional, por alunos(as), professores(as) e demais sujeitos sociais presentes na escola. Na mesma linha, os artigos enveredam diacronicamente para a ideia de que o campo do Ensino de História está longe de ser um território do instrumentalismo pragmático e imediatista da Educação, sendo um espaço sério de reflexão científica, com uma ampla rede intelectual de diálogo teórico-conceitual, com destaque para a área de História. “Ensino de História na Escola Básica” pode ser situado no “espaço de fronteira” intelecto-profissional da Educação-Ensino de História-História, cujas perspectivas de estudo envolve interesses de docentes do ensino superior, docentes da Educação Básica, pesquisadores(as) da área da Educação, gestores(as) escolares e o grande público que, de alguma forma, se relaciona com o espaço escolar.

Boa Leitura!

Localizador de acesso: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742638

No próximo dia 5 de abril de 2024, a partir de 14h00, o PPGEH/PROFHISTÓRIA realizará a Aula Magna 2024 sobre um tema de grande interesse da comunidade acadêmica de graduação e de pós-graduação, assim como do público de profissionais da Educação e do Ensino de História da Educação Básica. Trata-se de uma reflexão sobre os efetivos impactos dos 20 anos de implementação da Lei 10.639/2003, depois ampliada com a Lei 11.645/2008, no espaço escolar, cuja abordagem nas disciplinas História, Literatura e Artes deveria incluir a contribuição negra e indígena na formação do povo brasileiro. Para desenvolver este importante tema, teremos como conferencista a Profa. Dra. Mônica Martins da Silva (UFSC), professora permanente e atual coordenadora adjunta da rede PROFHISTÓRIA, que desenvolverá a palestra intitulada “O ensino de história no contexto da 20 anos da Lei 10.639/2003 e 15 anos da Lei 11.645/2008: quais caminhos temos trilhado?”, que também é fruto de suas pesquisas acadêmicas. 

Após análise cuidadosa da documentação pertinente à habilitação à vaga, segue a lista dos(as) novos(as) discentes que formam a Turma 2024 do PROFHISTÓRIA/UFPA:

Cotistas

  1. LELIO BARBOSA DA SILVA FILHO – Candidato negro

  2. LEIDISON OLIVEIRA FERREIRA - Candidato negro

  3. EWERTON HENRIQUE LOPES PINTO - Candidato negro

  4. EDVAN COSTA DOS SANTOS - Candidato negro

  5. DANIVIA SUELEN MOREIRA RIBEIRO - Candidata negra

  6. RAFAEL LEAL SANTOS – Candidato negro