No dia 23 de setembro, a partir de 16h30, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFPA (PPGEH/PROFHISTÓRIA) realizará o lançamento da obra “’De que cor eu sou?’”: o lugar da menina negra no espaço escolar”, de autoria da egressa Caroline Barroso Miranda, que conquistou o 2º lugar no Prêmio ProfHistória/UFPA de Melhor Dissertação (Turma 2018). Publicada com o recurso Capes do PPGEH/PROFHISTÓRIA, a obra explora de maneira bastante dinâmica as possiblidades de desenvolver uma educação antirracista na Educação Básica pública, a partir de um estudo original no espaço escolar. O lançamento será realizado no Auditório do Campus Universitário de Ananindeua da UFPA (Colégio Intelectual), e contará com uma programação composta por mesa redonda de apresentação da publicação, momento de dedicatórias e coquetel.

Finalmente saiu a Avaliação Quadrienal da Capes para o período 2017-2020 e a Rede Nacional PROFHISTÓRIA pulou da nota 4 para a NOTA 5! A Avaliação incidiu sobre 3 (três) ítens centrais - o Programa, a Formação e o Impacto na Sociedade -, que obtiveram o conceito “Muito Bom”. Para uma rede que atualmente é composta por 39  programas profissionais de Mestrado articulados por todo o país, esta Nota 5 consolida o nosso campo de pesquisa na Área de História.

O nosso PROFHISTÓRIA/UFPA tem um papel central no êxito desta avaliação em rede, com atuação constante de formação, publicações, impactos sociais, eventos internos e premiações. É importante deixar registrado o empenho e a dedicação do nosso corpo docente à formação continuada de professores e professoras; a participação sempre ativa dos nossos egressos e das nossas egressas nas nossas atividades acadêmicas, e no trabalho constante de aprimoramento de suas experiências docentes e dos seus estudos na Educação Básica, que tem causado grande impacto social; e, o funcionamento administrativo do Programa também exige muito engajamento da Secretaria e da Coordenação do Programa, que hoje pode se orgulhar, junto com a comunidade, da excelência na formação profissional no Estado do Pará.

A Rede Nacional PROFHISTÓRIA lança o edital do Exame Nacional de Acesso 2023.

O Edital Nacional do ProfHistória 2023 chegou!

Confiram as informações gerais :

Período de Inscrição: 30/08/2022 até 06/10/2022

E-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Sobre a Rede Nacional PROFHISTÓRIA

O ProfHistória, programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de História, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, visa à formação continuada do docente em História que atua na Educação Básica, propiciando qualificação certificada para o exercício da profissão. O ProfHistória, que conduz ao título de Mestre em Ensino de História, é um curso presencial, com oferta simultânea nacional, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).