No dia 23 de novembro de 2023, às 9h00, toda a comunidade acadêmica do PROFHISTÓRIA/UFPA, estudantes de graduação em História e demais Ciências Humanas, profissionais da docência em História da Educação Básica e demais interessados(as) poderão apreciar a Conferência intitulada “Teoria, Metodologia e Escrita da História: notas sobre um percurso”, que será proferida pelo pesquisador nacionalmente renomado, o Prof. Dr. José D’Assunção Barros (UFRRJ), na qual o mesmo apresentará a sua trajetória acadêmico-profissional na Teoria e Metodologia da História, abordando questões conceituais, fontes históricas e a produção da narrativa histórica, que têm sido parte significativa de suas publicações. A ideia é a de refletir sobre o ensino da escrita da História entre pesquisadores(as) e professores(as) de História. Essa atividade não terá inscrição prévia, bastando estar presente no dia e horário.

No dia 20 de outubro, a partir de 17h30, no auditório do Campus Universitário de Ananindeua (Colégio Intelectual), o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFPA realizará o lançamento do e-book e de exemplares impressos de “Gênero e Ensino de História: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção da cidadania”, de autoria da egressa Ieda Palheta Moraes, no qual  a autora visa problematizar como/se os(as) professores(as) de História da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paraense mobilizam seus saberes docentes para desenvolver discussões de gênero, compreendendo a importância dessa discussão para construção da cidadania. A associação entre esses dois conceitos plurais, gênero e cidadania, neste trabalho, deve-se, primeiramente, pelo silenciamento das discussões de gênero no contexto escolar, além de compreender que a cidadania se constrói a partir da participação e inserção dos(as) sujeitos(as) na vida em sociedade. Os silenciamentos levam à naturalização de violências e ausências de direitos, mesmo que estejam prescritos em leis.

O Comitê Acadêmico Nacional do PROFHISTÓRIA lançou hoje, 22 de agosto, o Edital do Exame Nacional de Acesso 2024. Neste Edital estão reservadas 30 (trinta) vagas para a UFPA, distribuídas da seguinte maneira: 17 (dezessete) vagas para ampla concorrência, 9 (nove) vagas para candidatos(as) que se autodeclararem negros(as), 3 (três) vagas para candidatos(as) que se autodeclararem indígenas e quilombolas e 1 (uma) vaga para a seleção diferenciada de professores(as) indígenas e quilombolas que, comprovadamente, atuam em escolas indígenas e quilombolas.

Para ter acesso ao Edital 2024 basta acessar os seguintes sites:

http://site.profhistoria.com.br/2024-2/

https://www.econrio.com.br/index.php/course/mestrado-profissional-em-ensino-de-historia-profhistoria-2024/

Nos dias 11 e 12 de agosto será dado início ao 2º semestre letivo do PPGEH/PROFHISTÓRIA com a tradicional realização do VI Simpósio de Linhas de Pesquisa, no qual egressos e egressas contribuirão para a formação profissional dos professores-estudantes com a exposição de suas dissertações de mestrado, defendidas no Programa. Serão 3 (três) mesas redondas, correspondentes às 3 (três) linhas de pesquisa: Linha 1: Saberes Históricos no Espaço Escolar, Linha 2: Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória e Linha 3: Linguagens e Narrativas Históricas: produção e difusão. Como todas as exposições de trabalho são ambientadas no Ensino de História e na Educação Básica, a Coordenação do Programa organizou o evento com portões abertos para discentes de Licenciatura em História, docentes e gestores da Educação Básica e interessados(as) em geral da área das Humanidades. O evento ocorrerá nas dependências da UFPA/Campus Universitário de Ananindeua.

Sejam muito bem vindos e bem vindas!

No último dia 10 de julho de 2023 saiu o tão aguardado resultado para a Rede Nacional PROFHISTÓRIA. O Comitê Técnico e Científico da CAPES aprovou a proposta da rede PROFHISTÓRIA de Doutorado Profissional em Ensino de História, que terá como um dos seus núcleos de formação o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFPA/Campus Universitário de Ananindeua. O Programa de Doutorado Profissional em rede possui um currículo bastante inovador, com dois núcleos de formação, tendo disciplinas ofertadas pelo PPGEH/UFPA e pela Rede Nacional PROFHISTÓRIA. Neste momento, toda a rede está se movimentando para o processo de implantação do novo Programa de Doutorado nas Instituições Associadas. Em breve informaremos sobre o Edital do Processo Seletivo.

A Profa. Me. Ieda Palheta Moraes, egressa do PPGEH/PROFHISTÓRIA, realizou uma importante divulgação cientifica de sua dissertação de mestrado intitulada “Gênero e ensino de história: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção da cidadania”, no programa “Nossas Histórias” do reconhecido Portal Geledés. A autora parte de sua pesquisa sobre um estudo de caso que ajuda a compreender as relações de gênero no cotidiano escolar de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraense, município de Ananindeua (PA). Um dos resultados da pesquisa foi a produção de um minicurso itinerante com o objetivo de discutir a temática de gênero no ensino de História, de maneira que os/as docentes pudessem perceber que

A egressa Caroline Barroso Miranda está a divulgar os resultados de sua pesquisa de mestrado profissional desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História no programa “Nossas Histórias” do site Geledés, ligado à organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros, por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigente na sociedade brasileira.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de História promoverá mais uma Aula Magna como marco inicial do ano letivo 2023. A Aula Magna sempre é um momento importante de acolhimento da nova turma ingressante, no qual a Coordenação faz a apresentação do Programa, a orientação acadêmica do alunado e a realização da conferência magna, que este ano terá como tema “Entre lições prescritas e reconstruídas: o uso do livro didático de História”, que será proferida pelo Prof. Dr. Diego Marinho de Gois (UFOPA). A conferência é a culminância intelectual do evento, que tradicionalmente congrega o corpo docente do Programa, egressos e discentes ativos, licenciandos em História, professores e gestores da Educação Básica, e demais interessados no tema.

No dia 23 de setembro, a partir de 16h30, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFPA (PPGEH/PROFHISTÓRIA) realizará o lançamento da obra “’De que cor eu sou?’”: o lugar da menina negra no espaço escolar”, de autoria da egressa Caroline Barroso Miranda, que conquistou o 2º lugar no Prêmio ProfHistória/UFPA de Melhor Dissertação (Turma 2018). Publicada com o recurso Capes do PPGEH/PROFHISTÓRIA, a obra explora de maneira bastante dinâmica as possiblidades de desenvolver uma educação antirracista na Educação Básica pública, a partir de um estudo original no espaço escolar. O lançamento será realizado no Auditório do Campus Universitário de Ananindeua da UFPA (Colégio Intelectual), e contará com uma programação composta por mesa redonda de apresentação da publicação, momento de dedicatórias e coquetel.

Finalmente saiu a Avaliação Quadrienal da Capes para o período 2017-2020 e a Rede Nacional PROFHISTÓRIA pulou da nota 4 para a NOTA 5! A Avaliação incidiu sobre 3 (três) ítens centrais - o Programa, a Formação e o Impacto na Sociedade -, que obtiveram o conceito “Muito Bom”. Para uma rede que atualmente é composta por 39  programas profissionais de Mestrado articulados por todo o país, esta Nota 5 consolida o nosso campo de pesquisa na Área de História.