Área de concentração: Ensino de História

Linha de pesquisa:

Linguagens e Narrativas Históricas: produção e difusão

Desenvolve estudos sobre a questão da linguagem e da narrativa histórica, considerando diferentes tipos de suportes, tais como livros, filmes, programas televisivos, sítios da Internet, mapas, fotografias etc. A partir da problematização do uso da linguagem, o objetivo é produzir materiais destinados ao uso educativo, considerando também as possibilidades de difusão científica da História.

Linha de pesquisa

Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória

Contempla pesquisas aplicadas às práticas escolares mediadas pelas diversas linguagens e sua relação com o processo de escolarização. Abrange estudos sobre fatores sociais, culturais, econômicos e políticos, determinantes do processo ensino- aprendizagem associado ao conhecimento histórico.

Linha de pesquisa:

Saberes Históricos no Espaço Escolar

Desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da História, considerando as especificidades dos saberes e práticas mobilizadas na escola. O foco recai sobre as condições de formação do estudante e do professor e o exercício do ensino de História na escola, pensada como lugar de produção e transmissão de conteúdos, que atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico por meio do currículo. Esse último é compreendido como conhecimento historicamente constituído, uma forma de regulação social e disciplinar.