Início de semestre no PROFHISTÓRIA/UFPA significa também a retomada do nosso mais tradicional evento interno! O 5° Simpósio de Linhas de Pesquisa é um daqueles momentos em que docentes permanentes, colaboradores/as e egressos/as se unem na formação profissional da turma ativa. Um círculo virtuoso no qual todos e todas constroem-se um pouco mais na sua caminhada de professor e de professora de História. É também uma oportunidade de encontros, trocas de experiência, afetos e projetos de futuro entre todos e todas!

É muito bom!

O evento será integralmente presencial e acontecerá no Auditório da UFPA/Campus Universitário de Ananindeua (Colégio Intelectual).

Jane Buecke é doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará (PPGED - UFPA), atuou durantes 15 anos na gestão escolar da educação básica e nos últimos anos vem se dedicando à pesquisa em História da Educação na Amazônia no período colonial, assentada no campo da História Cultural. É autora da obra Educação e Infância na Amazônia Seiscentista, publicada pela editora PACO em 2020. Esta atividade conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (PROFHISTÓRIA/UFPA) e da Faculdade de História do Campus Ananindeua.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFPA (PPGEH/PROFHISTÓRIA) promoverá a sua tradicional Aula Magna para a Turma 2022, que representa o marco inicial do período letivo do mestrado profissional. A Aula Magna contará com as boas vindas da Coordenação e Corpo Docente à comunidade acadêmica, cuja culminância será a conferência ministrada pela Profa. Dra. Vera Lúcia Caixeta (UFT) e terá como tema “O ProfHistória na Amazônia: desafios e possibilidades”. O evento será realizado presencialmente no Auditório do Campus Universitário de Ananindeua (Colégio Intelectual), no dia 14/03 (sexta-feira), a partir de 14h00, sendo obrigatória a apresentação do Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 ou Carteira de Vacinação do SUS, com a comprovação de avanço do ciclo vacinal (2a e 3a doses) contra o Novo Coronavírus.

Os núcleos do PROFHISTORIA sediados na UFPA, UNIFAP, UFT, UNIFESSPA, UFRR e UFAC estão a frente da organização e da realização do “I Simpósio Amazônico do ProfHistória: desafios e possibilidades da formação docente e do ensino de história”, com o objetivo de congregar experiências de pesquisa em nível de pós-graduação no campo do Ensino de História nas múltiplas realidades escolares amazônicas. O Simpósio contará com uma programação bastante dinâmica, com Grupos Temáticos de Trabalho (GTT’s), Mesas Redondas, Conferências e Fóruns de discussão. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo preenchimento do formulário do Google Forms, disponível no link que segue: https://forms.gle/WUP11BXJr6jEM8gT7.

A professora egressa Caroline Barroso Miranda fará uma apresentação pública de sua dissertação de mestrado “De que cor eu sou? O lugar da menina negra no espaço escolar – um estudo sobre a representação das mulheres negras nos livros didáticos de História”, que conquistou o 2o lugar de Melhor Dissertação do PROFHISTORIA/UFPA (Turma 2018). A atividade será mediada pela Profa. Dra. Anna Linhares (PPGEH/UFPA), que a orientadora da dissertação, e terá como debatedor o Prof. Dr. Carlos Leandro Esteves (PPGEH/UFPA), que fará uma discussão metodológica acerca dos critérios utilizados pela comissão avaliadora do Prêmio ProfHistoria para a escolha das melhores dissertações no âmbito PPGEH/PROFHISTORIA. A live acontecerá no dia 19/08/2021, a partir de 19h00, no canal do PROFHISTORIA/UFPA no YouTube.

A professora egressa Rosângela de Oliveira Duarte fará uma apresentação pública de sua premiada dissertação de mestrado “Conhecimento histórico escolar e educação patrimonial no Museu Memorial da Balaiada”, que conquistou o 1o lugar de Melhor Dissertação do PROFHISTORIA/UFPA (Turma 2018) e recebeu Menção Honrosa no Concurso ProfHistoria de Melhor Dissertação 2021, ficando entre os 6 melhores trabalhos da rede nacional de Mestrado Profissional em Ensino de História. Na ocasião, que será mediada pela Profa. Dra. Sidiana da Consolação Ferreira de Macêdo (PPGEH/UFPA), a Profa. Dra. Edilza Joana Fontes (PPGEH/UFPA) fará uma discussão metodológica acerca dos critérios utilizados pela comissão avaliadora do Prêmio ProfHistoria para a escolha das melhores dissertações no âmbito da rede nacional PROFHISTORIA. A live acontecerá no dia 11/08/2021, a partir de 19h00, no canal do PROFHISTORIA/UFPA no YouTube.