PPGEH/PROFHISTÓRIA divulga virtualmente as dissertações vencedoras do Prêmio PROFHISTÓRIA/UFPA de Melhor Dissertação 2021 (Turma 2018)

Entre 11 e 26 de agosto de 2021, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFPA (PPGEH/PROFHISTÓRIA) realizou a divulgação das 3 (três) melhores dissertações de mestrado da Turma de 2018, que participaram do Prêmio PROFHISTÓRIA/UFPA de Melhor Dissertação 2021. A divulgação desses 3 importantes trabalhos foi feita no formato de mesas redondas virtuais, transmitidas em tempo real pelo canal PROFHISTORIA-UFPA no Youtube, nas quais houve grande participação do público de graduação, pós-graduação, assim como da comunidade docente da Educação Básica do Pará e de outros Estados do país, com interesse nos temas de pesquisa e nas proposições didáticas apresentadas. Para conhecer esses três importantes trabalhos, basta acessar os links abaixo:

  1. DUARTE, Rosângela de Oliveira. Conhecimento histórico escolar e educação patrimonial no Museu Memorial da Balaiada. Youtube, 11/08/2021. Disponível em ˂https://www.youtube.com/watch?v=9dqZIv5oExk&t=9s˃
  2. MIRANDA, Caroline Barroso. “De que cor eu sou?”: o lugar da menina negra no espaço escolar. Youtube, 19/08/2021. Disponível em ˂https://www.youtube.com/watch?v=1j4GR3XHycc&list=PLrNxRN8GAHT8mSCS9aAQanFH4OUWyNxyb&index=2˃
  3. SILVA JUNIOR, João Batista da. O ensino de história e as novas tecnologias. Youtube, 26/08/2021. Disponível em ˂https://www.youtube.com/watch?v=h9I8XCWkSQ0&list=PLrNxRN8GAHT8mSCS9aAQanFH4OUWyNxyb&index=3˃

 

PROFHISTORIA/UFPA inaugura canal no YouTube

Criado em meio à crise sanitária global do Novo Coronavírus, o canal PROFHISTORIA/UFPA no YouTube teve como objetivo primeiro veicular videoaulas de disciplinas obrigatórias do Programa para a retomada das atividades acadêmicas na modalidade do ensino remoto emergencial. Atualmente com milhares de visualizações, as videoaulas do canal têm atingido um público docente mais amplo, contribuindo para a formação continuada de professores e professoras dentro e fora da UFPA.

Link: https://www.youtube.com/channel/UCjzBaVI33mP0Qx4lkrcL6mg

 

A UFPA e anos de chumbo

O projeto “A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985)”, realizou um amplo levantamento, não só documental, mas incluindo também as memórias dos servidores, docentes e discentes da Universidade Federal do Pará nos anos da ditadura militar. O projeto disponibilizou, por meio do repositório UFPA Multimídia, 47 entrevistas com pessoas que vivenciaram esse período na Universidade, além de outros materiais multimidiáticos. O projeto também se propôs a analisar uma cultura educacional relacionada à formação dos vários cursos da UFPA que nos anos 1960 estavam em processo de reformulação, neste sentido, o projeto também procura discutir uma cultura educacional vinculada às várias formações profissionais contribuindo, com isso, para o aprofundamento da História da UFPA e da educação no Pará. O projeto de pesquisa permitiu captar a diversidade das visões ao longo do tempo, e analisar a memória enquanto algo seletivo, uma fonte importante que permite a ligação necessária para tornar o passado recente, inteligível. E por fim, o projeto se configurou como um estudo especial para compreender melhor o imaginário político brasileiro e abriu possibilidade de exercitar a responsabilidade social do trabalho de historiadores.