A UFPA e anos de chumbo

O projeto “A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985)”, realizou um amplo levantamento, não só documental, mas incluindo também as memórias dos servidores, docentes e discentes da Universidade Federal do Pará nos anos da ditadura militar. O projeto disponibilizou, por meio do repositório UFPA Multimídia, 47 entrevistas com pessoas que vivenciaram esse período na Universidade, além de outros materiais multimidiáticos. O projeto também se propôs a analisar uma cultura educacional relacionada à formação dos vários cursos da UFPA que nos anos 1960 estavam em processo de reformulação, neste sentido, o projeto também procura discutir uma cultura educacional vinculada às várias formações profissionais contribuindo, com isso, para o aprofundamento da História da UFPA e da educação no Pará. O projeto de pesquisa permitiu captar a diversidade das visões ao longo do tempo, e analisar a memória enquanto algo seletivo, uma fonte importante que permite a ligação necessária para tornar o passado recente, inteligível. E por fim, o projeto se configurou como um estudo especial para compreender melhor o imaginário político brasileiro e abriu possibilidade de exercitar a responsabilidade social do trabalho de historiadores.