No dia 20 de outubro, a partir de 17h30, no auditório do Campus Universitário de Ananindeua (Colégio Intelectual), o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFPA realizará o lançamento do e-book e de exemplares impressos de “Gênero e Ensino de História: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção da cidadania”, de autoria da egressa Ieda Palheta Moraes, no qual  a autora visa problematizar como/se os(as) professores(as) de História da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paraense mobilizam seus saberes docentes para desenvolver discussões de gênero, compreendendo a importância dessa discussão para construção da cidadania. A associação entre esses dois conceitos plurais, gênero e cidadania, neste trabalho, deve-se, primeiramente, pelo silenciamento das discussões de gênero no contexto escolar, além de compreender que a cidadania se constrói a partir da participação e inserção dos(as) sujeitos(as) na vida em sociedade. Os silenciamentos levam à naturalização de violências e ausências de direitos, mesmo que estejam prescritos em leis.

A comunidade acadêmica de graduação e pós-graduação da UFPA, toda a classe docente de História e das Ciências Humanas da Educação Básica e os(as) demais interessados(as) no tema estão convidados(as) a participar!

Segue o link gratuito do e-book: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738849