A obra “Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita: historiografia, memória e ensino de história indígena na contemporaneidade” é resultado de um esforço coletivo no campo do ensino e da aprendizagem de História e suas relações com os debates acerca da educação para as relações raciais no Brasil contemporâneo. A proposição da coletânea partiu dos estudos, pesquisas e ações desenvolvidas pelos organizadores, nos Grupos de Pesquisa “Cultura, Diversidade e Ensino de História, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), e do “Etrúria: Laboratório de Estudos de Memória, Patrimônio e Ensino de História”, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), juntamente com a colaboração de professores/pesquisadores de diferentes instituições brasileiras. Os estudos e debates dão ênfase para diferentes aspectos do fazer historiográfico e do ensino de História, como: formação de professores para o exercício da docência na educação básica, ensino de História e educação escolar indígena, educação para as relações raciais africana e afro-brasileira, diversidade cultural, identidade e diferença, educação histórica, narrativas, memória, imaginário e patrimônio, fronteira, memória e ensino de História. 

Faça o download em: https://www.paruna.com.br/ebooks

A obra A pesquisa no ProfHistória: entre lugares, saberes e sujeitos - organizada por Elison Antonio Paim, Jane Bittencourt e Mônica Martins da Silva -, é composta por um conjunto de capítulos elaborados por estudantes e docentes do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal de Santa Catarina. A coletânea aponta para a potência criativa, criadora e transformadora de investigações desenvolvidas por professores da educação básica em seus contextos de atuação profissional e que são parte de uma política de formação que já alcançou quase 2.000 professores de História que ingressaram no curso, nas diferentes instituições de todo o país, até 2020. Os artigos, situados em distintos estágios de desenvolvimento da pesquisa, representam uma multiplicidade de formas de se propor e desenvolver pesquisas no contexto do curso, que estão organizados em torno de três eixos centrais: Lugares, saberes e memórias; Saberes e sujeitos da/na escola; Saberes escolares, linguagens e fontes. O livro está em formato eletrônico (e-book) e é um Recurso Educacional Aberto (REA), com acesso gratuito pelo link: https://www.pimentacultural.com/pesquisa-profhistoria

Boa leitura!

A primeira ótima notícia de 2022 é a publicação do livro Ensinar e Aprender História na Era dos Smatphones, de autoria de Anderson Rodrigo Tavares Silva. Egresso do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFPA, Anderson Silva traz à lume uma interessante pesquisa, produto de sua dissertação de mestrado, realizada com alunos e alunas de ensino médio de uma escola pública de Ensino Médio do município de Belém-PA, na qual desenvolveu uma proposição didática inovadora com fonte históricas sobre o tema “Regime Militar Brasileiro”. Dessa rica experiência, o autor ainda estimulou a aprendizagem histórica e a expressão dialógica do alunado através da produção de materiais audiovisuais de curta duração, tendo os smatphones como ferramenta didática. Um estudo inovador, com uma problemática importante, que pode auxiliar muitos/muitas docentes da Educação Básica a lidar com o smatphone como ferramenta que traz possibilidades outras de ensinar e aprender História.

O lançamento do livro Ensinar e Aprender História na Era dos Smatphones acontecerá presencialmente no dia 15/01/2022, a partir de 18h00, no Restaurante Rota 66, na esquina da Av. Almirante Barroso com a Tv. Angostura. Não perca!