No último dia 1 de abril de 2022 foi publicada, na edição extraordinária do Diário Oficial do Estado do Pará, a nomeação da Profa. Dra. Edilza Joana Oliveira Fontes, professora permanente do PPGEH/PROFHISTÓRIA da UFPA, para assumir a direção executiva da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica – SECTET, do Governo do Estado do Pará. A Profa. Edilza Fontes participou ativamente da fundação do PROFHISTÓRIA/UFPA, tendo sido sua primeira coordenadora entre 2015 e 2019.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFPA (PPGEH/PROFHISTÓRIA) promoverá a sua tradicional Aula Magna para a Turma 2022, que representa o marco inicial do período letivo do mestrado profissional. A Aula Magna contará com as boas vindas da Coordenação e Corpo Docente à comunidade acadêmica, cuja culminância será a conferência ministrada pela Profa. Dra. Vera Lúcia Caixeta (UFT) e terá como tema “O ProfHistória na Amazônia: desafios e possibilidades”. O evento será realizado presencialmente no Auditório do Campus Universitário de Ananindeua (Colégio Intelectual), no dia 14/03 (sexta-feira), a partir de 14h00, sendo obrigatória a apresentação do Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 ou Carteira de Vacinação do SUS, com a comprovação de avanço do ciclo vacinal (2a e 3a doses) contra o Novo Coronavírus.

A obra “Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita: historiografia, memória e ensino de história indígena na contemporaneidade” é resultado de um esforço coletivo no campo do ensino e da aprendizagem de História e suas relações com os debates acerca da educação para as relações raciais no Brasil contemporâneo. A proposição da coletânea partiu dos estudos, pesquisas e ações desenvolvidas pelos organizadores, nos Grupos de Pesquisa “Cultura, Diversidade e Ensino de História, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), e do “Etrúria: Laboratório de Estudos de Memória, Patrimônio e Ensino de História”, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), juntamente com a colaboração de professores/pesquisadores de diferentes instituições brasileiras. Os estudos e debates dão ênfase para diferentes aspectos do fazer historiográfico e do ensino de História, como: formação de professores para o exercício da docência na educação básica, ensino de História e educação escolar indígena, educação para as relações raciais africana e afro-brasileira, diversidade cultural, identidade e diferença, educação histórica, narrativas, memória, imaginário e patrimônio, fronteira, memória e ensino de História. 

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