No próximo dia 5 de abril de 2024, a partir de 14h00, o PPGEH/PROFHISTÓRIA realizará a Aula Magna 2024 sobre um tema de grande interesse da comunidade acadêmica de graduação e de pós-graduação, assim como do público de profissionais da Educação e do Ensino de História da Educação Básica. Trata-se de uma reflexão sobre os efetivos impactos dos 20 anos de implementação da Lei 10.639/2003, depois ampliada com a Lei 11.645/2008, no espaço escolar, cuja abordagem nas disciplinas História, Literatura e Artes deveria incluir a contribuição negra e indígena na formação do povo brasileiro. Para desenvolver este importante tema, teremos como conferencista a Profa. Dra. Mônica Martins da Silva (UFSC), professora permanente e atual coordenadora adjunta da rede PROFHISTÓRIA, que desenvolverá a palestra intitulada “O ensino de história no contexto da 20 anos da Lei 10.639/2003 e 15 anos da Lei 11.645/2008: quais caminhos temos trilhado?”, que também é fruto de suas pesquisas acadêmicas. 

Após análise cuidadosa da documentação pertinente à habilitação à vaga, segue a lista dos(as) novos(as) discentes que formam a Turma 2024 do PROFHISTÓRIA/UFPA:

Cotistas

  1. LELIO BARBOSA DA SILVA FILHO – Candidato negro

  2. LEIDISON OLIVEIRA FERREIRA - Candidato negro

  3. EWERTON HENRIQUE LOPES PINTO - Candidato negro

  4. EDVAN COSTA DOS SANTOS - Candidato negro

  5. DANIVIA SUELEN MOREIRA RIBEIRO - Candidata negra

  6. RAFAEL LEAL SANTOS – Candidato negro

No dia 23 de novembro de 2023, às 9h00, toda a comunidade acadêmica do PROFHISTÓRIA/UFPA, estudantes de graduação em História e demais Ciências Humanas, profissionais da docência em História da Educação Básica e demais interessados(as) poderão apreciar a Conferência intitulada “Teoria, Metodologia e Escrita da História: notas sobre um percurso”, que será proferida pelo pesquisador nacionalmente renomado, o Prof. Dr. José D’Assunção Barros (UFRRJ), na qual o mesmo apresentará a sua trajetória acadêmico-profissional na Teoria e Metodologia da História, abordando questões conceituais, fontes históricas e a produção da narrativa histórica, que têm sido parte significativa de suas publicações. A ideia é a de refletir sobre o ensino da escrita da História entre pesquisadores(as) e professores(as) de História. Essa atividade não terá inscrição prévia, bastando estar presente no dia e horário.