A egressa do PPGEH/PROFHISTORIA-UFPA Rosângela de Oliveira Duarte foi contemplada com Menção Honrosa no Prêmio ProfHistoria de Melhor Dissertação - Turma 2018, ficando entre as 6 melhores dissertações de mestrado da rede nacional PROFHISTORIA. Orientada pela Profa. Dra. Sidiana Macêdo, a dissertação “Conhecimento histórico escolar e educação patrimonial no Museu Memorial da Balaiada”, defendida em 2020, procurou construir possibilidades de ensinar História a partir dos usos de objetos musealizados e do patrimônio edificado, preservados pelo Museu Memorial da Balaiada, localizado em Caxias-MA.

A pesquisa e a proposição didática foram construídas através de oficinas com o alunado do 3° Ano do Ensino Médio de uma escola público de Timon-MA e resultou num produto didático-pedagógico muito interessante: um site do Museu Memorial da Balaiada, para uso de discentes e docentes, com orientações metodológicas, galeria de fotos, histórico do museus, e um tour de 360o por seu patrimônio.