2020

Alerrandson Afonso Melo Pinon

O ensino de História da África e da cultura afro-brasileira: uma proposta de ação decolonial em conexão com a didática da história.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600281

 

Caroline Barroso Miranda

“De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar - um estudo sobre a representação das mulheres negras no livro didático de história.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583600 

 

Catarina da Silva Moreira

Ensino de História e Educação Patrimonial no Trato com as Relações Étnico-Raciais no Ambiente Escolar.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598562 

 

Edivaldo Monteiro Andrade

Rapensando o ensino de história através da cultura hip hop: experiências pedagógicas em escolas da região metropolitana de Belém-PA (2019-2020).

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599427 

 

Elenn Cleidiane do Socorro Chaves Leal

Quadrinhos no ensino de história: uma experiência para a discussão do racismo na educação básica.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598296

 

Fabricio Rogerio Moreira Queiroz

Gritos no silêncio: ensino de história e a produção de um olhar cantado sobre a ditadura militar.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572703 

 

Hortência Keize Araújo Cardin

Decolonizando a África: o uso da tecnologia educacional para uma educação antirracista no ensino de história.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700825

 

Jesimar Cardoso Miranda

Memórias e Identidades Vigienses na Sala de Aula: patrimônio e ensino de História na E.E.E.F.M. Santa Rosa - Vigia/PA.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585831 

 

João Batista da Silva Junior

O ensino de história e as novas tecnologias: questões de métodos sobre o ensino e aprendizagem de história em protagonismo discente.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597581 

 

João Nazareno Pereira Corrêa

Cartografias do patrimônio cultural do bairro do Jurunas (Belém-PA): espaço, tempo e identidade no ensino de história.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585830

 

Kedson Nascimento Maciel

O lado histórico da força: possibilidades do uso de elementos do universo Star Wars para o debate de crise na democracia e o totalitarismo no ensino fundamental.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598395

 

Ligia Mara Barros Ribeiro

Contos de rios: memórias sobre as águas e o ensino de história em Santa Izabel do Pará.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598691 

 

Marcelo Ribeiro Anaisse Fontes

fotográficas da Segunda Guerra Mundial no ensino de história: uma proposta de estudo para estudantes e professores.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598692 

 

Marcus Vinicius Valente Bararuá

A formação dos docentes de história e a Lei Nº 11.645/2008: mudanças de perspectivas no trato da temática indígena no ensino de história (2008-2018) Ananindeua, Pará.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585759 

 

Rayme Tiago Rodrigues Costa

De Dandara à Firmina: o ensino de história do Brasil a partir de mulheres negras no ensino médio integrado.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599762 

 

Rosangela de Oliveira Duarte

Conhecimento histórico escolar e educação patrimonial no Museu Memorial da Balaiada.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598010 

 

Ronilson de Oliveira Sousa

“No tempo do pega”: lugares e memórias da Balaiada no ensino de história em São Bernardo-MA.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597467 

 

Williomar de Souza Peixoto

A cidade entre memórias e fotografias: uma prática de ensino patrimonial nas aulas de história - Icoaraci- PA.

EDUCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599792