A primeira ótima notícia de 2022 é a publicação do livro Ensinar e Aprender História na Era dos Smatphones, de autoria de Anderson Rodrigo Tavares Silva. Egresso do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFPA, Anderson Silva traz à lume uma interessante pesquisa, produto de sua dissertação de mestrado, realizada com alunos e alunas de ensino médio de uma escola pública de Ensino Médio do município de Belém-PA, na qual desenvolveu uma proposição didática inovadora com fonte históricas sobre o tema “Regime Militar Brasileiro”. Dessa rica experiência, o autor ainda estimulou a aprendizagem histórica e a expressão dialógica do alunado através da produção de materiais audiovisuais de curta duração, tendo os smatphones como ferramenta didática. Um estudo inovador, com uma problemática importante, que pode auxiliar muitos/muitas docentes da Educação Básica a lidar com o smatphone como ferramenta que traz possibilidades outras de ensinar e aprender História.

O lançamento do livro Ensinar e Aprender História na Era dos Smatphones acontecerá presencialmente no dia 15/01/2022, a partir de 18h00, no Restaurante Rota 66, na esquina da Av. Almirante Barroso com a Tv. Angostura. Não perca!

A Comissão Acadêmica Nacional (CAN) da Rede PROFHISTÓRIA divulgou, no dia 3 de Dezembro deste ano de 2021, a lista de candidatos(as) classificados(as) e aprovados(as) no Exame Nacional de Acesso 2022. O PPGEH/PROFHISTÓRIA da UFPA teve todas as suas 27 vagas ofertadas no Edital devidamente preenchidas. Abaixo, segue a lista de classificação, conforme publicada pela CAN.

Acaba de sair do forno mais uma importante publicação com a participação de docentes de vários núcleos da rede de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). "BNCC de História nos Estados: o futuro do presente", acaba de sair do forno para trazer ao público docente de História e profissionais da Educação em geral um conjunto de importantes reflexões críticas sobre a implantação da BNCC nas redes de ensino de diversos Estados do país, que apontam para o maior controle estatal sobre o currículo prescrito/real/efetivo de História, para um processo de ensino mais tecnicista e descontextualizado, para uma formação intelectual pouco reflexiva com a redução da carga horária das Ciências Humanas, o "novo"; Ensino Médio, dentre outras importantes questões que precisamos enfrentar no cotidiano das escolas da Educação Básica.

O livro é produto do "Ciclo de Debates BNCC de História", cujas discussões estão disponíveis em: https://www.youtube.com/channel/UCDv9FDb9BWFxUGwRjjm3P7g

A obra é também um Recurso Educacional Aberto (REA) e está disponível para downloads gratuito no link: https://www.editorafi.org/292bncc