Docentes rede PROFHISTORIA vinculados à UFPE, UFRGS, UFSC, UFMT, UEM e URCA publicaram em 2021 uma coletânea de artigos intitulada “Ensino de história e suas práticas de pesquisa” que tem tudo para se tornar obra clássica de referência. Organizada pelas Profas. Juliana Alves de Andrade (UFPE) e Nilton Mullet Pereira (UFRGS), a obra apresenta um conjunto de textos com as principais perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa em Ensino de História na atualidade, além de apresentar aos professores/pesquisadores da Educação Básica e demais estudantes interessados na pesquisa em Ensino de História histórias, os caminhos percorridos para produzir projetos de pesquisas, dissertações e teses. Com a consolidação do campo do Ensino de História no país nos últimos trinta anos e a expansão do Mestrado Profissional Ensino de História, oferecido em rede, questões de ordem epistemológica e metodológica começam a surgir nas salas de aula, sobretudo no que tange à construção dos projetos de pesquisa, como por exemplo: Como a professora pode investigar sua própria prática? Quais referências devem ser utilizadas para problematizar essas práticas? Que tipo de fonte utilizar para discutir o ensino e a aprendizagem de História? Como contar as histórias ainda não contadas? Assim, buscando responder essas e tantas outras questões, reunimos um grupo de pesquisadores para apresentar ao público um livro sobre teoria e metodologia da pesquisa em Ensino de História. A obra é um Recurso Educacional Aberto (REA) e está disponível para download nos seguintes endereços:

https://lume.ufrgs.br/handle/10183/220721

http://oikoseditora.com.br/obra/index/id/1151