A Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória), no exercício das suas atribuições, definidas pelo artigo nº 5 do Regimento Geral do ProfHistória, torna pública a realização do Exame Nacional de Acesso 2022. O Exame será regido por este Edital e executado pela Empresa de Concursos Rio de Janeiro – ECONRIO.

Poderão participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam aos seguintes pré-requisitos: a) ser portador de diploma de curso superior de licenciatura, devidamente registrado no EDITAL PROFHISTÓRIA 2022 Ministério da Educação; b) atuar como professor de História em qualquer ano da Educação Básica.

A Universidade Federal do Pará ofertará 27 (vinte e sete) vagas, com 8 (oito) cotas de vagas para candidatos autodeclarados negros e 3 (três) cotas de vagas para candidatos autodeclarados quilombolas e indígenas.

Docentes rede PROFHISTORIA vinculados à UFPE, UFRGS, UFSC, UFMT, UEM e URCA publicaram em 2021 uma coletânea de artigos intitulada “Ensino de história e suas práticas de pesquisa” que tem tudo para se tornar obra clássica de referência. Organizada pelas Profas. Juliana Alves de Andrade (UFPE) e Nilton Mullet Pereira (UFRGS), a obra apresenta um conjunto de textos com as principais perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa em Ensino de História na atualidade, além de apresentar aos professores/pesquisadores da Educação Básica e demais estudantes interessados na pesquisa em Ensino de História histórias, os caminhos percorridos para produzir projetos de pesquisas, dissertações e teses. Com a consolidação do campo do Ensino de História no país nos últimos trinta anos e a expansão do Mestrado Profissional Ensino de História, oferecido em rede, questões de ordem epistemológica e metodológica começam a surgir nas salas de aula, sobretudo no que tange à construção dos projetos de pesquisa, como por exemplo: Como a professora pode investigar sua própria prática? Quais referências devem ser utilizadas para problematizar essas práticas? Que tipo de fonte utilizar para discutir o ensino e a aprendizagem de História? Como contar as histórias ainda não contadas? Assim, buscando responder essas e tantas outras questões, reunimos um grupo de pesquisadores para apresentar ao público um livro sobre teoria e metodologia da pesquisa em Ensino de História. A obra é um Recurso Educacional Aberto (REA) e está disponível para download nos seguintes endereços:

https://lume.ufrgs.br/handle/10183/220721

http://oikoseditora.com.br/obra/index/id/1151

O núcleo do PROFHISTORIA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul acaba de publicar uma coletânea de artigos dos mestres e mestras egressos daquele programa. O livro aborda o tema transversal das diferenças e desigualdades dentro e fora do espaço escolar, que se constitui em uma das questões mais pesquisadas pelos e pelas discentes. Os artigos privilegiam as práticas docentes em História, com problemáticas que perpassam por perspectivas decoloniais, educação antirracista, e ainda gênero e sexualidade. O livro está disponível gratuitamente no link: http://oikoseditora.com.br/obra/index/id/1161.