No dia 20 de outubro, a partir de 17h30, no auditório do Campus Universitário de Ananindeua (Colégio Intelectual), o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFPA realizará o lançamento do e-book e de exemplares impressos de “Gênero e Ensino de História: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção da cidadania”, de autoria da egressa Ieda Palheta Moraes, no qual  a autora visa problematizar como/se os(as) professores(as) de História da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paraense mobilizam seus saberes docentes para desenvolver discussões de gênero, compreendendo a importância dessa discussão para construção da cidadania. A associação entre esses dois conceitos plurais, gênero e cidadania, neste trabalho, deve-se, primeiramente, pelo silenciamento das discussões de gênero no contexto escolar, além de compreender que a cidadania se constrói a partir da participação e inserção dos(as) sujeitos(as) na vida em sociedade. Os silenciamentos levam à naturalização de violências e ausências de direitos, mesmo que estejam prescritos em leis.

O Comitê Acadêmico Nacional do PROFHISTÓRIA lançou hoje, 22 de agosto, o Edital do Exame Nacional de Acesso 2024. Neste Edital estão reservadas 30 (trinta) vagas para a UFPA, distribuídas da seguinte maneira: 17 (dezessete) vagas para ampla concorrência, 9 (nove) vagas para candidatos(as) que se autodeclararem negros(as), 3 (três) vagas para candidatos(as) que se autodeclararem indígenas e quilombolas e 1 (uma) vaga para a seleção diferenciada de professores(as) indígenas e quilombolas que, comprovadamente, atuam em escolas indígenas e quilombolas.

Para ter acesso ao Edital 2024 basta acessar os seguintes sites:

http://site.profhistoria.com.br/2024-2/

https://www.econrio.com.br/index.php/course/mestrado-profissional-em-ensino-de-historia-profhistoria-2024/

Nos dias 11 e 12 de agosto será dado início ao 2º semestre letivo do PPGEH/PROFHISTÓRIA com a tradicional realização do VI Simpósio de Linhas de Pesquisa, no qual egressos e egressas contribuirão para a formação profissional dos professores-estudantes com a exposição de suas dissertações de mestrado, defendidas no Programa. Serão 3 (três) mesas redondas, correspondentes às 3 (três) linhas de pesquisa: Linha 1: Saberes Históricos no Espaço Escolar, Linha 2: Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória e Linha 3: Linguagens e Narrativas Históricas: produção e difusão. Como todas as exposições de trabalho são ambientadas no Ensino de História e na Educação Básica, a Coordenação do Programa organizou o evento com portões abertos para discentes de Licenciatura em História, docentes e gestores da Educação Básica e interessados(as) em geral da área das Humanidades. O evento ocorrerá nas dependências da UFPA/Campus Universitário de Ananindeua.

Sejam muito bem vindos e bem vindas!