O Comitê Acadêmico Nacional do PROFHISTÓRIA lançou, no último dia 20 de agosto, o Edital do Exame Nacional de Acesso 2025, com as normas de inscrições para os cursos de Mestrado Profissional e Doutorado Profissional em Ensino de História. A UFPA ofertará 30 (trinta) vagas para o curso de Mestrado Profissional – com 17 (dezessete) vagas de ampla concorrência, 9 (nove) vagas para candidatos(as) negros, 3 (três) vagas para indígenas e quilombolas e 1 (uma) vaga para a seleção diferenciada para professores indígenas e quilombolas; e ofertará 3 (três) vagas para o Doutorado Profissional, sendo 2 vagas de ampla concorrência e 1(uma) vaga para candidatos(as) que se autodeclararem negros, indígenas e quilombolas.

Não perca esta oportunidade!

Todas as informações pertinentes ao Exame Nacional de Acesso do PROFHISTÓRIA 2025 podem ser livremente acessadas nos links abaixo:

https://econrio.com.br/index.php/course/selecao-profissional-em-ensino-de-historia-profhistoria-2025/

http://site.profhistoria.com.br/

A Universidade Federal do Pará, através do PPGEH/PROFHISTÓRIA, será a anfitriã do 3o Congresso Nacional do ProfHistória: “10 anos de ProfHistória: balanços e perspectivas sobre a formação de professores de História”, que ocorrerá nas dependências de sua sede, no Campus Universitário de Belém, no bairro do Guamá, de 22 a 25 de outubro de 2024. Este evento é parte das comemorações dos 10 anos da Rede Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), destacando seu papel crucial na formação de professores de História em todo o Brasil, desde 2014. O congresso tem como mote a construção de um espaço ampliado de diálogo entre docentes, discentes e egressos do curso, que hoje congrega 39 programas de pós-graduação por todo o país, com o objetivo de discutir as pesquisas do PROFHISTÓRIA, suas abordagens teórico-metodológicas, dentre outras experiências no curso. O Congresso contará com palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos em Grupos de Reflexão Docente (GRD), abordando pesquisas concluídas ou em andamento.

Inscreva-se já e faça parte desse momento no link:

https://www.congresso2024.profhistoria.com.br/

“Ensino de História na Escola Básica: sujeitos, práticas e narrativas” (Editora Cabana: Ananindeua, 2023, 345p.) é a primeira coletânea de artigos científicos oriunda de resultados de projetos de pesquisa de docentes e egressos(as) do PPGEH/PROFHISTÓRIA. Organizada pelo Prof. Dr. Cleodir da Conceição Moraes, o livro é divido em 3 partes - Ensino de História, Diferentes Sujeitos e Narrativas; Memórias, Arquivos e Novas Tecnologias; Currículo, Gênero e Questões Étnico-Raciais –, que procuram contemplar as produções das linhas de pesquisa do Programa. No geral, a obra parte do pressuposto de que a sala de aula é um espaço complexo de pesquisa e de reflexão acadêmica, sobretudo quando relacionada à construção/apropriação do conhecimento histórico escolar pela legislação educacional, por alunos(as), professores(as) e demais sujeitos sociais presentes na escola. Na mesma linha, os artigos enveredam diacronicamente para a ideia de que o campo do Ensino de História está longe de ser um território do instrumentalismo pragmático e imediatista da Educação, sendo um espaço sério de reflexão científica, com uma ampla rede intelectual de diálogo teórico-conceitual, com destaque para a área de História. “Ensino de História na Escola Básica” pode ser situado no “espaço de fronteira” intelecto-profissional da Educação-Ensino de História-História, cujas perspectivas de estudo envolve interesses de docentes do ensino superior, docentes da Educação Básica, pesquisadores(as) da área da Educação, gestores(as) escolares e o grande público que, de alguma forma, se relaciona com o espaço escolar.

Boa Leitura!

Localizador de acesso: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742638

No próximo dia 5 de abril de 2024, a partir de 14h00, o PPGEH/PROFHISTÓRIA realizará a Aula Magna 2024 sobre um tema de grande interesse da comunidade acadêmica de graduação e de pós-graduação, assim como do público de profissionais da Educação e do Ensino de História da Educação Básica. Trata-se de uma reflexão sobre os efetivos impactos dos 20 anos de implementação da Lei 10.639/2003, depois ampliada com a Lei 11.645/2008, no espaço escolar, cuja abordagem nas disciplinas História, Literatura e Artes deveria incluir a contribuição negra e indígena na formação do povo brasileiro. Para desenvolver este importante tema, teremos como conferencista a Profa. Dra. Mônica Martins da Silva (UFSC), professora permanente e atual coordenadora adjunta da rede PROFHISTÓRIA, que desenvolverá a palestra intitulada “O ensino de história no contexto da 20 anos da Lei 10.639/2003 e 15 anos da Lei 11.645/2008: quais caminhos temos trilhado?”, que também é fruto de suas pesquisas acadêmicas. 

Após análise cuidadosa da documentação pertinente à habilitação à vaga, segue a lista dos(as) novos(as) discentes que formam a Turma 2024 do PROFHISTÓRIA/UFPA:

Cotistas

  1. LELIO BARBOSA DA SILVA FILHO – Candidato negro

  2. LEIDISON OLIVEIRA FERREIRA - Candidato negro

  3. EWERTON HENRIQUE LOPES PINTO - Candidato negro

  4. EDVAN COSTA DOS SANTOS - Candidato negro

  5. DANIVIA SUELEN MOREIRA RIBEIRO - Candidata negra

  6. RAFAEL LEAL SANTOS – Candidato negro

No dia 23 de novembro de 2023, às 9h00, toda a comunidade acadêmica do PROFHISTÓRIA/UFPA, estudantes de graduação em História e demais Ciências Humanas, profissionais da docência em História da Educação Básica e demais interessados(as) poderão apreciar a Conferência intitulada “Teoria, Metodologia e Escrita da História: notas sobre um percurso”, que será proferida pelo pesquisador nacionalmente renomado, o Prof. Dr. José D’Assunção Barros (UFRRJ), na qual o mesmo apresentará a sua trajetória acadêmico-profissional na Teoria e Metodologia da História, abordando questões conceituais, fontes históricas e a produção da narrativa histórica, que têm sido parte significativa de suas publicações. A ideia é a de refletir sobre o ensino da escrita da História entre pesquisadores(as) e professores(as) de História. Essa atividade não terá inscrição prévia, bastando estar presente no dia e horário.

No dia 20 de outubro, a partir de 17h30, no auditório do Campus Universitário de Ananindeua (Colégio Intelectual), o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFPA realizará o lançamento do e-book e de exemplares impressos de “Gênero e Ensino de História: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção da cidadania”, de autoria da egressa Ieda Palheta Moraes, no qual  a autora visa problematizar como/se os(as) professores(as) de História da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paraense mobilizam seus saberes docentes para desenvolver discussões de gênero, compreendendo a importância dessa discussão para construção da cidadania. A associação entre esses dois conceitos plurais, gênero e cidadania, neste trabalho, deve-se, primeiramente, pelo silenciamento das discussões de gênero no contexto escolar, além de compreender que a cidadania se constrói a partir da participação e inserção dos(as) sujeitos(as) na vida em sociedade. Os silenciamentos levam à naturalização de violências e ausências de direitos, mesmo que estejam prescritos em leis.

O Comitê Acadêmico Nacional do PROFHISTÓRIA lançou hoje, 22 de agosto, o Edital do Exame Nacional de Acesso 2024. Neste Edital estão reservadas 30 (trinta) vagas para a UFPA, distribuídas da seguinte maneira: 17 (dezessete) vagas para ampla concorrência, 9 (nove) vagas para candidatos(as) que se autodeclararem negros(as), 3 (três) vagas para candidatos(as) que se autodeclararem indígenas e quilombolas e 1 (uma) vaga para a seleção diferenciada de professores(as) indígenas e quilombolas que, comprovadamente, atuam em escolas indígenas e quilombolas.

Para ter acesso ao Edital 2024 basta acessar os seguintes sites:

http://site.profhistoria.com.br/2024-2/

https://www.econrio.com.br/index.php/course/mestrado-profissional-em-ensino-de-historia-profhistoria-2024/

Nos dias 11 e 12 de agosto será dado início ao 2º semestre letivo do PPGEH/PROFHISTÓRIA com a tradicional realização do VI Simpósio de Linhas de Pesquisa, no qual egressos e egressas contribuirão para a formação profissional dos professores-estudantes com a exposição de suas dissertações de mestrado, defendidas no Programa. Serão 3 (três) mesas redondas, correspondentes às 3 (três) linhas de pesquisa: Linha 1: Saberes Históricos no Espaço Escolar, Linha 2: Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória e Linha 3: Linguagens e Narrativas Históricas: produção e difusão. Como todas as exposições de trabalho são ambientadas no Ensino de História e na Educação Básica, a Coordenação do Programa organizou o evento com portões abertos para discentes de Licenciatura em História, docentes e gestores da Educação Básica e interessados(as) em geral da área das Humanidades. O evento ocorrerá nas dependências da UFPA/Campus Universitário de Ananindeua.

Sejam muito bem vindos e bem vindas!

No último dia 10 de julho de 2023 saiu o tão aguardado resultado para a Rede Nacional PROFHISTÓRIA. O Comitê Técnico e Científico da CAPES aprovou a proposta da rede PROFHISTÓRIA de Doutorado Profissional em Ensino de História, que terá como um dos seus núcleos de formação o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFPA/Campus Universitário de Ananindeua. O Programa de Doutorado Profissional em rede possui um currículo bastante inovador, com dois núcleos de formação, tendo disciplinas ofertadas pelo PPGEH/UFPA e pela Rede Nacional PROFHISTÓRIA. Neste momento, toda a rede está se movimentando para o processo de implantação do novo Programa de Doutorado nas Instituições Associadas. Em breve informaremos sobre o Edital do Processo Seletivo.

A Profa. Me. Ieda Palheta Moraes, egressa do PPGEH/PROFHISTÓRIA, realizou uma importante divulgação cientifica de sua dissertação de mestrado intitulada “Gênero e ensino de história: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção da cidadania”, no programa “Nossas Histórias” do reconhecido Portal Geledés. A autora parte de sua pesquisa sobre um estudo de caso que ajuda a compreender as relações de gênero no cotidiano escolar de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraense, município de Ananindeua (PA). Um dos resultados da pesquisa foi a produção de um minicurso itinerante com o objetivo de discutir a temática de gênero no ensino de História, de maneira que os/as docentes pudessem perceber que