A primeira ótima notícia de 2022 é a publicação do livro Ensinar e Aprender História na Era dos Smatphones, de autoria de Anderson Rodrigo Tavares Silva. Egresso do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFPA, Anderson Silva traz à lume uma interessante pesquisa, produto de sua dissertação de mestrado, realizada com alunos e alunas de ensino médio de uma escola pública de Ensino Médio do município de Belém-PA, na qual desenvolveu uma proposição didática inovadora com fonte históricas sobre o tema “Regime Militar Brasileiro”. Dessa rica experiência, o autor ainda estimulou a aprendizagem histórica e a expressão dialógica do alunado através da produção de materiais audiovisuais de curta duração, tendo os smatphones como ferramenta didática. Um estudo inovador, com uma problemática importante, que pode auxiliar muitos/muitas docentes da Educação Básica a lidar com o smatphone como ferramenta que traz possibilidades outras de ensinar e aprender História.

O lançamento do livro Ensinar e Aprender História na Era dos Smatphones acontecerá presencialmente no dia 15/01/2022, a partir de 18h00, no Restaurante Rota 66, na esquina da Av. Almirante Barroso com a Tv. Angostura. Não perca!

A Comissão Acadêmica Nacional (CAN) da Rede PROFHISTÓRIA divulgou, no dia 3 de Dezembro deste ano de 2021, a lista de candidatos(as) classificados(as) e aprovados(as) no Exame Nacional de Acesso 2022. O PPGEH/PROFHISTÓRIA da UFPA teve todas as suas 27 vagas ofertadas no Edital devidamente preenchidas. Abaixo, segue a lista de classificação, conforme publicada pela CAN.

Acaba de sair do forno mais uma importante publicação com a participação de docentes de vários núcleos da rede de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). "BNCC de História nos Estados: o futuro do presente", acaba de sair do forno para trazer ao público docente de História e profissionais da Educação em geral um conjunto de importantes reflexões críticas sobre a implantação da BNCC nas redes de ensino de diversos Estados do país, que apontam para o maior controle estatal sobre o currículo prescrito/real/efetivo de História, para um processo de ensino mais tecnicista e descontextualizado, para uma formação intelectual pouco reflexiva com a redução da carga horária das Ciências Humanas, o "novo"; Ensino Médio, dentre outras importantes questões que precisamos enfrentar no cotidiano das escolas da Educação Básica.

O livro é produto do "Ciclo de Debates BNCC de História", cujas discussões estão disponíveis em: https://www.youtube.com/channel/UCDv9FDb9BWFxUGwRjjm3P7g

A obra é também um Recurso Educacional Aberto (REA) e está disponível para downloads gratuito no link: https://www.editorafi.org/292bncc

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de História/Mestrado Profissional em Ensino de História – PPGEH/PROFHISTÓRIA torna pública a abertura de inscrições para solicitação de Auxílio Discente, destinado à revisão da versão final da dissertação de mestrado e/ou para a confecção/aplicação de produtos didático-pedagógicos, no âmbito da formação profissional construída no Programa.

O núcleo do ProfHistória da UNIFESP acaba de lançar duas publicações muito importantes sobre o campo do Ensino de História, com artigos de docentes, mestres e mestrandos, que abordam temas de grande aderência para aquele Programa, como pan-africanismo, Educação de Jovens e Adultos, Movimentos Estudantis, Hip Hop, Graphic Novels/HQs, coletivos negros, intelectuais afro-periféricos, histórias e memórias em disputa, história da memória, cinema, literatura periférica, patrimônio, história e cultura indígena, quilombo e decolonialidade. Os dois volumes estão disponíveis para download gratuito no Portal EduCapes, nos links abaixo:

Ensino de História, Memórias e Linguagens: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602664

Ensino de História: currículos em disputahttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602661

 

As inscrições para participação de apresentadores de trabalho e ouvintes estão abertas. Entre 09/09 e 21/09/2021, os interessados e interessadas poderão realizar gratuitamente suas inscrições, através do preenchimento do fomulário do Google Forms, disponível no link https://forms.gle/WUP11BXJr6jEM8gT7. Para as pessoas que desejarem apresentar trabalhos no evento, deverão escolher um dos 4 (quatro) Grupos Temáticos de Trabalho (GTT’s) e encaminhar o arquivo com Resumo da apresentação.

A Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória), no exercício das suas atribuições, definidas pelo artigo nº 5 do Regimento Geral do ProfHistória, torna pública a realização do Exame Nacional de Acesso 2022. O Exame será regido por este Edital e executado pela Empresa de Concursos Rio de Janeiro – ECONRIO.

Poderão participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam aos seguintes pré-requisitos: a) ser portador de diploma de curso superior de licenciatura, devidamente registrado no EDITAL PROFHISTÓRIA 2022 Ministério da Educação; b) atuar como professor de História em qualquer ano da Educação Básica.

A Universidade Federal do Pará ofertará 27 (vinte e sete) vagas, com 8 (oito) cotas de vagas para candidatos autodeclarados negros e 3 (três) cotas de vagas para candidatos autodeclarados quilombolas e indígenas.

Docentes rede PROFHISTORIA vinculados à UFPE, UFRGS, UFSC, UFMT, UEM e URCA publicaram em 2021 uma coletânea de artigos intitulada “Ensino de história e suas práticas de pesquisa” que tem tudo para se tornar obra clássica de referência. Organizada pelas Profas. Juliana Alves de Andrade (UFPE) e Nilton Mullet Pereira (UFRGS), a obra apresenta um conjunto de textos com as principais perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa em Ensino de História na atualidade, além de apresentar aos professores/pesquisadores da Educação Básica e demais estudantes interessados na pesquisa em Ensino de História histórias, os caminhos percorridos para produzir projetos de pesquisas, dissertações e teses. Com a consolidação do campo do Ensino de História no país nos últimos trinta anos e a expansão do Mestrado Profissional Ensino de História, oferecido em rede, questões de ordem epistemológica e metodológica começam a surgir nas salas de aula, sobretudo no que tange à construção dos projetos de pesquisa, como por exemplo: Como a professora pode investigar sua própria prática? Quais referências devem ser utilizadas para problematizar essas práticas? Que tipo de fonte utilizar para discutir o ensino e a aprendizagem de História? Como contar as histórias ainda não contadas? Assim, buscando responder essas e tantas outras questões, reunimos um grupo de pesquisadores para apresentar ao público um livro sobre teoria e metodologia da pesquisa em Ensino de História. A obra é um Recurso Educacional Aberto (REA) e está disponível para download nos seguintes endereços:

https://lume.ufrgs.br/handle/10183/220721

http://oikoseditora.com.br/obra/index/id/1151

O núcleo do PROFHISTORIA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul acaba de publicar uma coletânea de artigos dos mestres e mestras egressos daquele programa. O livro aborda o tema transversal das diferenças e desigualdades dentro e fora do espaço escolar, que se constitui em uma das questões mais pesquisadas pelos e pelas discentes. Os artigos privilegiam as práticas docentes em História, com problemáticas que perpassam por perspectivas decoloniais, educação antirracista, e ainda gênero e sexualidade. O livro está disponível gratuitamente no link: http://oikoseditora.com.br/obra/index/id/1161.

A egressa do PPGEH/PROFHISTORIA-UFPA Rosângela de Oliveira Duarte foi contemplada com Menção Honrosa no Prêmio ProfHistoria de Melhor Dissertação - Turma 2018, ficando entre as 6 melhores dissertações de mestrado da rede nacional PROFHISTORIA. Orientada pela Profa. Dra. Sidiana Macêdo, a dissertação “Conhecimento histórico escolar e educação patrimonial no Museu Memorial da Balaiada”, defendida em 2020, procurou construir possibilidades de ensinar História a partir dos usos de objetos musealizados e do patrimônio edificado, preservados pelo Museu Memorial da Balaiada, localizado em Caxias-MA.